Comprar um imóvel na planta é uma decisão estratégica para garantir boa rentabilidade ao seu investimento. Seja para morar ou investir, é preciso analisar uma série de fatores que podem influenciar no sucesso do seu negócio.
Quer saber mais sobre o mercado de imóveis e investimentos? Confira abaixo um passo a passo para comprar um imóvel na planta com segurança:
1. Defina suas necessidades
Primeiramente, você precisa entender as necessidades das pessoas que viverão ali. A família requer mais ou menos espaço? Quantos quartos? Uma sacada com churrasqueira? Piscina? Caso você seja apenas um investidor, pense em características que poderão oferecer conforto e comodidade aos moradores e otimizar o dia a dia deles – isso contribuirá na valorização do imóvel.
2. Pesquise empreendimentos e construtoras
Faça uma busca na região desejada pelos empreendimentos em fase de aquisição na planta – os chamados lançamentos e pré-lançamentos. Um corretor especializado poderá apresentar opções diversificadas, além das novidades e oportunidades do momento. Além de consultar um profissional, você pode, também, informar-se por conta própria sobre o histórico das construtoras, conversando com pessoas do meio e lendo avaliações na internet.
3. Analise as finanças envolvidas
Ter clareza sobre sua capacidade financeira e os custos envolvidos é fundamental para comprar um imóvel na planta com segurança. Não basta certificar-se de que o apartamento esteja dentro de uma faixa de preço compatível, é preciso também considerar todos os custos adicionais, taxas e impostos, além de detalhar as condições de parcelamento e juros.
Entre em contato para saber mais sobre os custos envolvidos na compra de um imóvel!
4. Faça um tour pelo apartamento
Se houver um apartamento modelo, não deixe de visitá-lo. Você poderá compreender melhor a disposição dos espaços, os materiais de construção e seu potencial arquitetônico. Hoje em dia, boa parte dos empreendimentos oferece um tour virtual no imóvel – ferramenta que pode auxiliar bastante no seu processo de decisão.
5. Avalie prós e contras da localização
Além de avaliar o perfil do bairro, considere a proximidade de serviços e comércios essenciais, como escolas, supermercados, farmácias e opções de lazer. Se você pretende vender o imóvel no futuro, uma boa estratégia é investigar o entorno, verificar se está prevista a construção de empreendimentos, shoppings, outlets e melhorias na infraestrutura urbana, pois isso deverá valorizar a região.
6. Considere o tempo de entrega
Alguns imóveis oferecem preços e condições de pagamento de encher os olhos, porém, com a conclusão da obra prevista para um futuro muito distante. Nessa hora, seus objetivos devem determinar se vale a pena esperar 4 ou 5 anos, por exemplo. Prazos razoáveis costumam atrair mais a atenção de investidores, afinal, quanto mais distante a entrega, mais incertezas e riscos estarão envolvidos.
7. Consulte um especialista para comprar um imóvel na planta com segurança
Um profissional experiente poderá ajudá-lo a navegar por todas as opções disponíveis e fornecer informações sobre o mercado imobiliário local. Como o imóvel ainda não existe – diferentemente de um imóvel pronto, que se pode visitar –, a consultoria de um corretor de imóveis é ainda mais determinante para a segurança do seu negócio.
Converse com um especialista para conhecer oportunidades na planta em Balneário Camboriú!
E compartilhe esse artigo com alguém que vai se interessar por essas dicas! 👇